Como conseguir financiamento para abrir uma empresa
Ter sangue e garra de empreendedor não basta para quem deseja abrir um negócio, o importante é ter também um financiamento ou um capital para conseguir colocar as ideias em práticas. Antes de iniciar a busca por uma oportunidade financeira, tenha em mente que é preciso ter tudo em mãos, incluindo plano de negócios e orçamentos para apresentar caso seja solicitado.
Dicas para conseguir um empréstimo para abrir empresa
Hoje em dia existem diversas formas de conquistar uma ajuda financeira para iniciar o seu pequeno ou grande negocio. Principalmente empresas de pequenos portes, trabalhadores formais e informais podem conquistar essa ajuda. Algumas agências públicas e outras privadas já tem interesse em investir nesse segmento, por isso oferece esse tipo de crédito. Outra forma de conseguir um investimento é se aliando as cooperativas de créditos. Antes de aceitar um empréstimo, visite mais de uma instituição e veja qual é mais rentável e qual oferece as melhores vantagens para seu negócio.
A maioria dos empreendimentos não tem como vingar se não houver um capital de giro rentável, por isso pesquise e conheça melhor as linhas de créditos que existem para ao seu nicho de negócios. Uma forma de conseguir essas orientações é através do SEBRAE.
Muitas vezes é preciso que o cliente esteja com um bom histórico com seu banco pra iniciar uma viabilidade de projeto e conquistar esse tipo de investimento. Para escolher uma linha de credito para capital de giro observe melhor qual tem o menor custo e que está dentro das condições financeira da sua empresa.
Dúvidas sobre linhas de créditos para empresa
Limites: Os limites variam de acordo com o tipo de operação e em função dos aspectos e teto limite financiável de cada cliente, além dos valores da proposta e risco da operação.
Franquia: Já para quem deseja adquirir uma franquia, a taxa de franquia pode ser conquistada, mas o valor da marca não é financiado.
Financiamento 3º Setor: Hoje em dia já existem algumas linhas de créditos específicas para quem deseja investir no terceiro setor, incluindo associações e cooperativas.
Investimento para pessoas físicas e autônomas: As mais utilizadas são as linhas de microcréditos. Outra forma de conquistar é através do Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger) e dos fundos constitucionais para os estado que são beneficiados.
Empresa com imóvel alugado: Geralmente o fato da empresa não ter um imóvel próprio não é um parâmetro para haver recusa de empréstimo. Até o momento ainda não existe nenhuma linha de crédito que financie a compra de terreno ou de imóveis para essas empresas que desejam adquirir um local próprio. (Gostou das dicas? Leia também sobre Empresas que fazem sites em SP).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.