Como combinar o tapete com o estilo da sala
O tapete é uma peça que remete primeiramente a conforto, mas sofisticação e elegância não precisam ficar muito atrás. Ele pode ser mais um elemento contribuindo para a decoração de sua sala, basta que seja do tamanho certo, material adequado e que combine, harmoniosamente, com os demais móveis do ambiente.
Tapete como objeto de decoração
Os tapetes podem ser utilizados em qualquer tipo de piso, só não são indicados para o carpete. É possível, inclusive, colocar mais de um em um mesmo ambiente. Para isso acontecer de maneira agradável aos olhos, é necessário que eles tenham a mesma base de cores, e que um seja mais discreto que o outro (um estampado e um liso, por exemplo).
Leia também: Tendências para o verão 2014
Além de combinarem entre si, é importante que os tapetes tenham a mesma graduação de tons que o restante da sala. Caso contrário, busque fazer combinações suaves: caso a cor predominante no espaço seja clara e sóbria, o elemento pode conter mais cor.
Quanto ao tamanho, as medidas devem ser proporcionais à sala. O ideal é que suas pontas fiquem embaixo do sofá, inclusive para evitar tropeções. Outra opção são tapetes menores, que ocupem apenas o cento de pequenos ambientes criados dentro das salas.
Se você acabou de construir, e está começando a decorar sua casa, deixe para comprá-lo no final.
O mercado oferece muitas opções de tecidos e estampas, que vão desde as clássicas, passando pelas modernas, até as mais rústicas.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.