Como clarear ambientes escuros da casa
Algumas construções, infelizmente, possuem ambientes escuros, o que os deixa pesados e pouco alegres. Além disso, no frio eles ficam ainda menos aquecidos devido à falta de luz solar.
O bolso também sofre, já que mesmo durante o dia é necessário recorrer às lâmpadas para enxergar melhor.
Existem muitas maneiras de melhorar a luminosidade, veja algumas a seguir:
Como melhorar a luminosidade em ambientes escuros
As janelas são fundamentais para clarear ambientes, além de também torná-los mais amplos e arejados. Janelas bem amplas podem permitir maior entrada de luz solar. Outra opção são janelas feitas totalmente de vidro. Algumas podem ter dimensões que ocupam paredes do teto ao chão.
Leia também: Decoração com piso lâminado
Excluir algumas paredes e optar por ambientes mais amplos também é uma opção, como por exemplo unir sala de estar e sala de jantar.
As telhas transparentes são uma opção bastante viável também. Elas podem facilmente substituir algumas telhas convencionais, criando pontos espaçados de luz.
Troque suas cortinas! Ao invés de tecidos pesados e escuros, escolha os mais leves e em tons claros como branco e bege.
Pinte novamente suas paredes. Cores claras e frias diminuem a escuridão dos cômodos. Se você quiser ter paredes coloridas, deixe a cor para a parede que recebe menos luz.
Móveis escuros também dão a impressão de um ambiente menor e mal iluminado. Tente trocá-los aos poucos, e enquanto isso invista em objetos de decoração mais claros. Outra dica em relação aos móveis é adequar a quantidade ao espaço em questão: se o ambiente é pequeno, ele ficará ainda menor se ficar abarrotado de móveis.
Invista em espelhos. Escolha uma parede e coloque um espelho bem grande – ele pode até ir do teto ao chão. Além de uma tendência moderna, o espelho garante maior luminosidade e sensação de amplitude ao ambiente em questão. Ele também é bastante útil no momento de avaliar produções e fazer maquiagens.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.