Como calcular vale-transporte na folha de pagamento
O vale transporte é um direito dos trabalhadores brasileiros. De acordo com a legislação os empregadores devem descontar um percentual de seis por cento do salário. Na hora de realizar o desconto, não deve ser realizado o desconto dos valores e abonos adicionais.
Cálculo do vale transporte
As empresas responsáveis devem conceder o desconto diretamente na folha de pagamento, para que o trabalhador possa ter controle e saber mais detalhes sobre informações do valor descontado. O benefício deve ser utilizado para que o trabalhador tenha um subsidio que custeie o seu transporte, sem ter preocupações sobre o gasto para se deslocar até o trabalho.
O deslocamento é calculado de acordo com a soma dos caminhos que devem ser percorridos pelo profissional, levando em consideração a quantidade de transporte público que o funcionário utiliza.Dentro da legislação não existe distância mínima para que seja obrigatório o fornecimento do benefício. Porém o empregador deve fornecer, mesmo que o profissional utilize apenas um vale transporte.
Como realizar o cálculo do Vale transporte
Para realizar o cálculo basta retirar seis por cento do valor do seu salário, para ter o total de desconto. O cálculo pode ser realizado em uma calculadora ou manualmente através da regra de três.
Como calcular o vale transporte
O trabalhador deve realizar o cálculo para ver se o benefício está sendo lucrativo ou não, pois caso o desconto seja acima do valor gasto, é melhor pagar o transporte do próprio bolso. Milhões de brasileiros já economizam seu dinheiro, por utilizar o vale transporte. Quem ainda não possui, deve consultar a sua empresa.
As empresas podem fornecer o vale transporte para coletivo público urbano, intermunicipal ou interestadual. Em caso de dúvida ou para maiores esclarecimento é sempre aconselhável que o trabalhador busque orientação direta com os profissionais de recursos humanos e do departamento de pessoal, disponível na empresa. (Leia também sobre o curso de arte digital grátis).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.
ola sou juvercino da perfam e tenho 50 anos e aguardo uma vaga em uma empresa na minha região urgente pois não da mais para espera se não nem me manda e-mail para min