Como aumentar a resistência física do corpo
A resistência física do corpo é importante, pois é um reflexo da nossa saúde. Algumas atividades promovem a definição dos músculos e aumentam a resistência do corpo. É importante salientar que antes de qualquer mudança no seu hábito tanto alimentar quanto físico é necessário à busca de uma recomendação médica, pois ele poderá analisar qual é a resistência atual e orientar melhor quanto aos exercícios que podem ser realizado. Outro fator importante é a realização de atividades físicas, mediante a presença de um profissional de educação física que seja credenciado no CREFI.
Atividades que aumentam a resistência física
Entre as atividades mais procuradas, está à caminhada, o andar de bicicleta e a natação. O condicionamento físico deve ser trabalhado vagarosamente com atividades que devem ir aumentando o grau de dificuldade. O principal objetivo das atividades além de buscar um aumento da residência física, é realizar os procedimentos de forma segura.
A resistência física está ligada intimamente com a prevenção de doenças e efeitos degenerativos característico do envelhecimento, diabete, doenças cardíacas e até a osteoporose.
Os exercícios feito na medida certa e sob acompanhamento de um profissional age diretamente na melhoria do sistema circulatório, no coração e pulmões. As atividades envolvem o oxigênio, por isso são conhecidos como os exercícios aeróbios. Antes de definir ou procurar modificar o seu corpo é preciso sempre ganhar mais resistências, para conseguir ir adiante.
Escolha uma atividade aeróbica que lhe de prazer e que não seja apenas obrigação. Durante os exercícios respire corretamente e pense no beneficio que esse exercício estará lhe trazendo. Hoje em dia é possível fazer uso de monitor de frequência cardíaca com um aparelho monitor, que funcionam como relógio e monitor.
Tempo e intensidade das atividades físicas
Durante a prática física é necessário acompanhar qual é o limiar de esforços percebido, ele será o item que poderá ser responsável pela quantidade de exercícios que o seu corpo aguenta.
O correto é que pessoa busque estabelecer uma média de limiar, sem forçar exageradamente , busque ficar em torno de uma intensidade média.
O exercício aeróbio para iniciante deve ser no mínimo 30 minutos continuamente. Porém para quem está totalmente sedentário é possível estabelecer um plano que inicie com 10 minutos e vá aumentando esse tempo de acordo com o ganho de resistência física.
É melhor começar devagar e ir conquistando metas de forma saudável. (Leia também sobre como prevenir dores na coluna).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.