Como abrir uma loja de açaí
O mercado de trabalho está sempre disponibilizando opções interessantes de empreendimento. Saiba, por exemplo, sobre como abrir uma loja de açaí e como funciona este segmento.
Abrir um novo negócio neste sentido pode ser uma ideia atrativa e diferenciada para a sua carreira.
De acordo com SEBRAE, o comércio relacionado ao açaí é referente a um contexto de alimentação saudável, qualidade de vida e alimentação prática e rápida.
O açaí se caracteriza por ser uma fruta de cor roxa, retirada em cachos de uma palmeira conhecida como açaizeira.
A fruta é natural do Norte brasileiro, tendo grande incidência na região do Pará. A fruta é rica em vitaminas e minerais como ferro, fósforo e cálcio.
Açaí – Conheça o seu produto
Conforme os dados, na região Norte, o açaí é um elemento bem importante aos habitantes locais. A fruta foi introduzida no Brasil nos anos oitenta do século passado.
O alimento e seus derivados viraram mania pelo país, valendo por uma refeição e sendo utilizado bastante por quem malha.
O açaí é um repositor de perdas energéticas, sendo indicado para consumo após atividades físicas.
O alimento pode ser consumido também como bebidas, geleias, doces e sorvetes. Na região amazônica, toma-se o açaí gelado junto à farinha de mandioca ou de tapioca.
O açaí na tigela é uma tradição iniciada na praia, indo para academias e para as ruas, sendo procurado por pessoas que buscam uma alimentação natural, energética e saudável.
* Veja também: Vagas de trainee BHG
Açaí – Mercado
Para quem quer abrir um estabelecimento de venda de açaí, o portal também oferece boas dicas.
A localização de uma loja, por exemplo, deve ser alinhada com o perfil da clientela, tendo acesso favorecido. A loja deve ser localizada próxima a locais de residência do público-alvo ou em pontos de grande movimentação, como Shoppings, por exemplo.
É importante, também, encontrar um ponto onde exista facilidade para o estacionamento de veículos e com boas condições ambientais.
O mercado é considerado rentável em distintas estações, tornando-se uma tendência dentro e fora de pontos comerciais.
Outros pontos importantes para a abertura do negócio são a segurança do ponto, infraestrutura, espaço amplo, legislação, etc.
Também devem ser consideradas medidas de legalização de empresa: contador, junta comercial, CNPJ e alvará, por exemplo. Saiba mais em SEBRAE.
Açaí – Negócio
Outras ideias bacanas são fundamentadas pelo portal O Sabe Tudo em relação a possíveis negócios do gênero. Entre as propostas de empreendimento estão também:
- Carrinho de açaí (mercado simplificado, utilizado por muitos autônomos – também precisa de autorização);
- Loja de açaí (Possibilidades futuras de ampliação e criação de franquias);
- Quiosque de açaí (Negócio de fácil adaptação em pontos de grande movimento);
- Disk Açaí (Opção que pode funcionar em conjunto à loja)
- Franquia de açaí (Ideia para quem quer empreender através de um negócio já consolidado), entre outros. Saiba mais em O Sabe Tudo.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.
Gostaria de trabalhar muito