Cartão do SUS: como tirar, documentos necessários
O Brasil é um país que está crescendo e ainda falta um pouco de organização, que aos poucos vem sendo conquistado, devido à administração pública que está sofrendo mudanças ao longo dos anos. Mesmo com todos os defeitos que o Brasil ainda possui, existem algumas coisas boas, como, por exemplo, o atendimento médico em hospitais e postos de saúde que acontece em todo o Brasil, diferentemente de países como o Estados Unidos no qual não existe saúde pública, apenas privada.
Saúde pública no Brasil
É preciso valorizar as coisas boas que existem no Brasil e apesar de haver falhas, a saúde pública funciona em grande parte dos estados brasileiros. Para facilitar o atendimento ao cidadão e manter o banco de dados do governo organizado, agora será necessário realizar um cadastro e obter o Cartão do SUS, que será obrigatório para todos os brasileiros.
Mesmo as pessoas que possuem plano de saúde particular, deverão ter o cartão do SUS, que será obrigatório. O cartão tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços como atendimento, consultas, exames e cirurgias realizadas pelo SUS.
Como fazer o cartão do SUS
A população poderá realizar o cartão comparecendo em uma unidade básica de saúde, mais próxima da sua residência. Para realizar o cadastro é preciso comparecer no local, munidos de documentos pessoais, incluindo certidão de nascimento, comprovante de residência e RG.
Com esse cartão, o controle será maior e melhor. Ele incidirá principalmente sobre os usuários, sendo possível monitorar e identificar a individualização de cada um, através do seu cartão de identificação, servindo inclusive como um canal para melhorias do serviço público de saúde.
Prazo para realizar o cadastro no Cartão do SUS
O cadastramento dos usuários passou por duas etapas, onde iniciou em 2000 com a participação de 44 municípios que participaram de um projeto piloto. Agora o cadastramento foi expandido a nível nacional e todos precisam realizar o seu cadastro. Os brasileiros têm o prazo até o dia cinco de junho para realizar o seu cadastro.
Os cartões serão desenvolvidos por empresas que são contratadas pelo ministério da saúde e entregue ao cidadão de acordo com a gestão local, pode ser por entrega domiciliar, direto na unidade de saúde ou através dos correios. Consulte a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa, para se informar sobre a forma de entrega na sua cidade. (Leia também sobre a Dieta do gengibre com canela para emagrecer).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.
Interessante essa noticia. Irei o posto de saúde aqui perto de casa para procurar mais informações.