Benefícios da meditação para a saúde
Descubra agora quais são os benefícios trazidos com a prática da meditação para a saúde, segundos estudos científicos realizados por médicos especialistas de hospitais de todo o mundo.
Como meditar?
Para meditar, basta dedicar pelo menos 20 minutos diários em um relaxamento, com exercícios de respiração diafragmática.
Sente-se em uma posição confortável, com postura, a coluna reta e os olhos fechados.
Relaxe aos poucos a musculatura de todo o seu corpo.
Respire pelo nariz e concentre-se no fluxo do ar, cujo vai entrar e sair do seu corpo. Repita, mentalmente, uma mesma palavra que desejar, a cada expiração.
A meditação proporciona ao indivíduo a capacidade de atingir um estado fisiológico de relaxamento físico, mental, emocional e metabólico, oposto ao estado de estresse, comum no dia a dia.
Benefícios da Meditação
- Melhoria nas dores crônicas;
- Melhoria na cognição, nas emoções, na atenção e na percepção;
- A meditação libera no cérebro uma taxa maior de serotonina, que é um hormônio conhecido como da felicidade, pois ajuda a prevenir depressão;
- Melhoria na aprendizagem, memória e estresse;
- Auxilia o tratamento de hipertensão, relaxando os vasos sanguíneos, reduzindo a síndrome metabólica, combatendo aterosclerose e prevenindo ataques cardíacos e derrames;
- Previne o Alzheimer e controla a hiperatividade;
- Reduz os efeitos colaterais causados pela quimioterapia, tais como vômitos, náuseas e insônia e também ajuda pacientes em tratamento por causa do vírus HIV;
- Meditar dá longevidade ao ser humano.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.