Atividades sobre Adjetivos com Gabarito
Aproveite as atividades sobre adjetivos com gabarito que escolhemos para hoje e incremente as suas aulas. Tudo o que é repetido muitas vezes é melhor fixado, por isso, ofereça muitos exercícios sobre adjetivo para os seus alunos, para que eles fixem muito bem esta matéria.
Resumidamente, o adjetivo é o que qualifica o substantivo, seja de forma positiva ou negativa. Em sala de aula há várias maneiras de se trabalhar esta matéria, seja com exercícios, para alunos maiores, seja com figuras e brincadeiras, para os alunos menores, de anos iniciais do ensino. O melhor que o educador ou a educadora tem a fazer é averiguar antes quais as necessidades de sua turma, para que a matéria sobre adjetivo seja fixada da melhor maneira possível.
Exercícios com Adjetivo
Os professores são ver alguns exercícios sobre adjetivo ao longo deste post e podem a partir destas ideias criarem outros exercícios, com palavras similares, ampliando assim, a sua gama de exercícios, pois como já foi mencionado, quanto mais repetições, melhor a fixação do aprendizado.
Leia ainda sobre: Exercícios de Inglês para Imprimir – Ensino Fundamental.
Atividades sobre Adjetivos com Gabarito
Investir em atividades lúdicas é o melhor caminho para este caso. Veja logo a seguir algumas atividades sobre adjetivos com gabarito que escolhemos para auxiliar você, professor ou professora que está passando por este período em sua sala de aula.
1) Sublinhe os adjetivos e indique, com uma seta, a que substantivo eles se referem.
- a) O aluno estudioso consegue bons resultados.
- b) As crianças pequenas estavam alegres.
- c) A menina ficou irritada com o irmão
- d) O homem usava um chapéu grande.
- e) Maria encontrou um pobre gatinho martirizado
- h) Esse menino tem cabelos pretos e encaracolados.
2) Marque com um X a frase em que a palavra destacada é adjetivo.
- a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
- b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
- a) Uma velha atendeu-me na porta.
- b) Uma saia velha foi encontrada na rua.
- a) As pessoas acharam o homem estranho.
- b) Um estranho chegou no bar.
3) Sublinhe os adjetivos que encontrar em cada frase.
a)As águas frescas do rio lembram um delicioso banho.
b)Pessoas apressadas vão para o trabalho.
c)As misteriosas sombras provocaram medo.
d)A luz clara da lua clareia os caminhos à noite.
e)As nuvens, brancas e formosas, passeiam pelo céu.
f)As estrelas brilhantes enfeitam o céu.
- g) Grandes e belas árvores enfeitam o parque.
- h) O mar agitado assusta os pescadores.
- i) Pedro é animado.
- j) O rio calmo desperta tranquilidade.
- k) As meninas alegres foram à escola.
- l) Pessoas agitadas rodeavam o doente.
4) Escreva o plural das frases.
a)Aquele equipamento é útil, mas perigoso.
b)Este aluno é capaz de realizar qualquer atividade.
c)O resultado é possível.
- d) Ele é um homem gentil e amoroso.
e)A menina estudiosa recebeu bons resultados.
- f) O homem português recebeu congratulação.
5) Complete as frases, colocando o adjetivo ÚTIL no grau indicado.
a)O ônibus é ______________________. (Grau normal)
b)O carro é ___________________ a bicicleta. (grau comparativo de superioridade)
c)A moto é _____________________ a bicicleta. (grau comparativo de igualdade)
d)O avião é ____________________ . (grau superlativo absoluto sintético)
e)O carro é _________________ de todos. (grau superlativo relativo de superioridade)
f)O bicicleta é _______________ de todos. (grau superlativo relativo de inferioridade)
6) Crie 2 frases que tenha pelo menos um adjetivo.
……………………………………………………………………………………………………………………..
……………………………………………………………………………………………………………………..
7) Liste 6 adjetivos pátrios.
………………………………………………………………………………………………………………………
8) Defina Adjetivo.
………………………………………………………………………………………………………………………
………………………………………………………………………………………………………………………
GABARITO: Exercício sobre Adjetivo
1)
- a) Adjetivo ESTUDIOSO refere-se a ALUNO; BONS refere-se a RESULTADOS.
b)Adjetivos PEQUENAS e ALEGRES referem-se a CRIANÇAS.
c)Adjetivo IRRITADA refere-se a MENINA.
d)Adjetivo GRANDE refere-se a CHAPÉU.
- e) Adjetivos POBRE e MARTIRIZADO referem-se a GATINHO.
f)Adjetivos PRETOS e ENCARACOLADOS referem-se a CABELOS.
2)
A – B – A
3)
- a) frescas, delicioso. g) grandes, belas
- b) apressadas h) agitado
- c) misteriosas i) animado
- d) clara j) calmo
- e) brancas, formosas k) alegres
- f) brilhantes l) agitadas
4)
- a) Aqueles equipamentos são úteis, mas perigosos.
- b) Estes alunos são capazes de realizar quaisquer atividades.
- c) Os resultados são possíveis.
- d) Eles são homens gentis e amorosos.
- e) As meninas estudiosas receberam bons resultados.
- f) Os homens portugueses receberam congratulações.
5)
- a) útil
- b) mais útil que
- c) tão útil quanto
- d) utilíssimo
- e) o mais útil
- f) o menos útil
6)
Sugestão: As aves noturnas saíram para caça.
As cadeiras escolares foram entregues hoje.
7) Qualquer adjetivo que indique a naturalidade ou nacionalidade da pessoa.
Sugestões: amazonense, mato-grossense, capixaba, baiano, rondoniano, paulista.
8) Adjetivo é toda palavra que qualifica o substantivo.
Créditos:http://saladelinguaportuguesablog.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-sobre-adjetivo.html
Mais exercícios sobre adjetivo.
1- Leia os textos abaixo e faça o que se pede:
“(…) No fundo o imponente castelo. No primeiro plano a íngreme ladeira que conduz ao castelo. Descendo a ladeira numa disparada louca o fogoso ginete.
Montado no ginete o apaixonado caçula do castelão inimigo de capacete prateado com plumas brancas. E atravessada no ginete a formosa donzela desmaiada entregando ao vento os cabelos cor de carambola.” (A. de Alcântara Machado, Carmela).
“(…) íamos, se não me engano, pela rua das Mangueiras, quando voltando-nos, vimos um carro elegante que levavam a trote largo dois fogosos cavalos. Uma encantadora menina, sentada ao lado de uma senhora idosa, se recostava preguiçosamente sobre o macio estofo e deixava pender pela cobertura derreada do carro a mão pequena que brincava com um leque de penas escarlates.” José de Alencar, Lucíola).
Nesses excertos, observa-se que a maioria dos substantivos são modificados por adjetivos ou expressões equivalentes.
Comparando os dois textos:
- a) aponte em cada um deles o efeito produzido por tal recurso linguístico
- b) justifique sua resposta.
2- “Os homens são os melhores fregueses” – os melhores encontra-se no grau:
- a) comparativo de superioridade.
- b) superlativo relativo de superioridade.
- c) superlativo absoluto sintético.
- d) superlativo absoluto analítico de superioridade.
3- O desagradável da questão era vê-lo de mau humor depois da troca de turno. Na frase acima, as palavras destacadas comportam-se, respectivamente, como:
- a) substantivo, adjetivo, substantivo.
- b) adjetivo, advérbio, verbo.
- c) substantivo, adjetivo, verbo.
- d) substantivo, advérbio, substantivo.
- e) adjetivo, adjetivo, verbo.
4- Em algumas gramáticas, o adjetivo vem definido como sendo “a palavra que modifica o substantivo”. Assinale a alternativa em que o adjetivo destacado contraria a definição.
- a) Li um livro lindo.
- b) Beber água é saudável.
- c) Cerveja gelada faz mal.
- d) Gente fina é outra coisa!
- e) Ele parece uma pessoa simpática.
5- Indique a alternativa em que não é atribuída a ideia de superlativo ao adjetivo.
- a) É uma ideia agradabilíssima.
- b) Era um rapaz alto, alto, alto.
- c) Saí de lá hipersatisfeito.
- d) Almocei tremendamente bem.
- e) É uma moça assustadoramente alta.
6- Siga o modelo: modificação da paisagem – modificação paisagística
- a) água da chuva
- b) exageros da paixão
- c) atitudes de criança
- d) soro contra veneno de serpente
7- Dê o superlativo absoluto sintético de:
- a) feliz
- b) livre
8- Faça conforme o modelo: alma de fora – alma exterior
- a) imagem do espelho
- b) parede de vidro
- c) imposição da lei
- d) comprimento da linha
9- Dê os adjetivos equivalentes às expressões em destaque.
- a) programa da tarde
- b) ciclo da vida
- c) representante dos alunos
10- Passe para o plural.
- a) borboleta azul-clara
- b) borboleta cor-de-laranja
11- Dadas as afirmações de que os adjetivos correspondentes aos substantivos:
- enxofre
- chumbo
- prata
São, respectivamente,
- sulfúreo 2. plúmbeo 3. argênteo
Verificamos que está (estão) correta(s):
- a) apenas a afirmação 1 .
- b) apenas a afirmação 2.
- c) apenas a afirmação 3.
- d) apenas as afirmações 1 e 2.
- e) todas as afirmações.
12- Relacione a primeira coluna à segunda.
(1) água ( ) pluvial
(2) chuva ( ) ebúrneo
(3) gato ( ) felino
(4) marfim ( ) aquilino
(5) prata ( ) argênteo
(6) rio
(7) não consta da lista
A sequência correta é:
- a) 7, 7, 3, 1,;7.
- b) 6, 3, 7, 1,4.
- c) 2, 4, 3, 7, 5.
- d) 2, 4, 7, 1, 7.
13- Os superlativos absolutos sintéticos de comum, soberbo, fiel, miúdo são, respectivamente: a) comuníssimo, super, fielísimo, minúsculo.
b)comuníssimo, sobérrimo, fidelíssimo, minúsculo.
- c) comuníssimo, superbíssimo, fidelíssimo, minutíssimo.
- d) comunérrimo, sobérrimo, fidelíssimo, miudérrimo.
- e) comunérrimo, sobérrimo, fielíssimo, minutissimo.
14- Os adjetivos Iígneo, gípseo, níveo, braquial significam, respectivamente:
- a) lenhoso, feito de gesso, alvo, relativo ao braço.
- b) lenhoso, feito de gesso, nivelado, relativo ao crânio.
- c) lenhoso, rotativo, abalizado, relativo ao crânio.
- d) associado, rotativo, nivelado, relativo ao braço.
- e) associado, feito de gesso, abalizado, relativo ao crânio.
15- Aponte a alternativa incorreta quanto à correspondência entre a locução e o adjetivo.
- a) glacial (de gelo); ósseo (de osso)
- b) fraternal (de irmão); argênteo (de prata)
- c) farináceo (de farinha); pétreo (de pedra)
- d) viperino (de vespa); ocular (de olho)
- e) ebúrneo (de marfim); insípida (sem sabor)
16- O plural de terno azul-claro, terno verde-mar é, respectivamente:
- a) ternos azuis-claros, ternos verdes-mares.
- b) ternos azuis-claros, ternos verde-mares.
- c) ternos azul-claro, ternos verde-mar.
- d) ternos azul-claros, ternos verde-mar.
- e) ternos azuis-claro, ternos verde-mar.
17- Marque:
- a) se I e II forem verdadeiras
- b) se I e III forem verdadeiras
- c) se II e III forem verdadeiras
- d) se todas forem verdadeiras
- e) se todas forem falsas
“… eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor…”
- No primeiro caso, autor é substantivo; defunto é adjetivo.
- No segundo caso, defunto é substantivo; autor é adjetivo.
III. Em ambos os casos, tem-se um substantivo composto.
18- Assinale a alternativa em que o termo cego(s) é um adjetivo.
- a) “Os cegos, habitantes de um mundo esquemático, sabem aonde ir…”
- b) “O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…”
- c) “Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.”
- d) “Naquele instante era só um pobre cego.”
- e) “… da Terra que é um globo cego girando no caos.”
19- Observe as proposições abaixo:
- Poucos autores escrevem poemas herói-cômicos.
- Os cabelos castanhos-escuros emolduravam-lhe o semblante juvenil.
- Vestidos vermelhos e amarelo-laranja foram os mais vendidos na exposição.
- As crianças surdo-mudas foram encaminhadas à clinica para tratamento.
- Discutiu-se muito a respeito de ciências político-sociais na última assembleia dos professores.
- As sociedades luso-brasileira adquiriram novos livros de autores portugueses.
Marque as frases corretas e some os valores que lhes são atribuídos.
20- O adjetivo está mal flexionado em grau em:
- a) livre: libérrimo
- b) magro: macérrimo
- c) doce: docílimo
- d) triste: tristíssimo
- e) fácil: facílimo
21- Siga o exemplo:
Não chame a torre de alta, mas de altíssima. Não considero sua atitude nobre, mas (*).
22- No trecho “… o homem não fala simplesmente uma língua, não a usa, como mero instrumento de comunicação…”, o termo sublinhado é um:
- a) substantivo e significa “simples”.
- b) advérbio e significa “genuíno”.
- c) adjetivo e significa “quase”.
- d) advérbio e significa ”estreme”.
- e) adjetivo e significa “puro”.
23- Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero.
- a) elemento motor, tratamento médico-dentário
- b) esforço vão, passeio matinal
- c) juiz arrogante, sentimento fraterno
- d) cientista hindu, homem célebre
- e) costume andaluz, manual lúdico-instrutivo
24- Das frases abaixo, apenas uma apresenta adjetivo no comparativo de superioridade, assinale-a.
- a) A palmeira é a mais alta árvore deste lugar.
- b) Guardei as melhores recordações daquele dia,
- c) A Lua é maior que a Terra.
- d) Ele é o maior aluno de sua turma.
- e) O mais alegre dentre os colegas era Ricardo.
25- Dê o grau normal dos superlativos:
- a) macérrimo
- b) tetérrimo
- c) minutíssimo
- d) personalíssimo
- e) feracíssimo
26- Relativamente à concordância dos adjetivos compostos indicativos de cor, uma, dentre as seguintes alternativas, está errada. Qual?
- a) saia amarelo-ouro
- b) papel amarelo-ouro
- c) caixa vermelho-sangue
- d) caixa vermelha-sangue
- e) caixas vermelho-sangue
Respostas dos exercícios sobre adjetivo e flexão do adjetivo
- a) Por se tratar de textos narrativos, a adjetivação tem caráter descritivo e não argumentativo. E ambos os textos, nota-se uma caracterização enaltecedora, que desenha um quadro idealizado cujos elementos se aproximam da perfeição. No segundo texto, essa construção é o objetivo do escritor; no primeiro, o escritor faz referência a certo tipo de escrito em que os elementos apresentados são sempre os mesmos – sempre idealizados, sempre caracterizado pelos mesmos adjetivos.
- b) Deve-se notar o uso dos artigos definidos no primeiro texto que substantivam as expressões a que se referem – não é um castelo, é o “imponente castelo” das típicas histórias românticas. Esse tratamento permite perceber que o primeiro texto é metalinguístico.
- b
- a
- b
- d
- a) pluvial
b)passionais
- c) infantis, pueris
- d) antiofídico
- a) felicíssimo
- b) libérrimo
- a) especular
- b) vítrea
- c) legal
- d) linear
- a) vespertino
- b) vital
- c) discente
- a) borboletas azul-claras
- b) Borboletas cor-de-laranja
- e
- c
- c
- a
- d
- d
- a
- e
- 01+04+16=21
- c
- nobilíssima
- e
- d
- c
- a) magro
- b) tetro (tétrico)
- c) miúdo
- d) pessoal
- e) feraz ( fértil, fecundo)
- d
Créditos:http://maiseducativo.com.br/exercicios-de-adjetivo-com-gabarito/
Leia ainda sobre: 30 Atividades de Coordenação Motora para Imprimir.
Como Trabalhar Adjetivo no Ensino Fundamental
Para trabalhar adjetivo no ensino fundamental o educador ou a educadora deve investir em técnicas mais divertidas, para que os pequenos assimilem a matéria de melhor forma, aprendendo com maior prazer.
Como estamos falando sobre qualificar um substantivo, faça cartazes com adjetivos como feliz e triste, com carinhas felizes e tristes, por exemplo, e vá alternando os cartazes conforme vai mudando as frases durante a aula.
Assista ao vídeo do canal Um pouco sobre tudo e veja uma aula sobre adjetivo. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Um pouco sobre tudo.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.