Atividades para melhorar a concentração infantil
A concentração infantil é algo que precisa ser trabalhado na vida das crianças. Existem várias atividades que podem ajudar a melhorar a concentração, incluindo brinquedos, sons, atividades de atenção e observação que podem ser executado em sala de aula ou até mesmo em casa.
Exemplos de atividades para trabalhar a concentração infantil
Atividades que ajudam no desenvolvimento da concentração, com símbolos geométricos, como quadrado, retângulo, triângulo e círculo funciona bem. As crianças criam uma boa percepção ao identificar objetos, por isso invista nesse tipo de atividade.
Dependendo da idade das crianças esse tipo de atividade também é legal, pois estimula a observação através da concentração no desenvolvimento da atividade. Existem no mercado alguns jogos e madeira que funciona nesse mesmo esquema, onde a criança consegue encaixar a peça na sombra vazia.
A atividade dos sete erros é bem interessante, pois facilita o desenvolvimento da concentração infantil, quanto mais detalhes conter a atividade maior será o grau da dificuldade.
Modelos de atividades dos sete erros
Crie uma rotina com atividades semanais que facilitem o desenvolvimento dessa modalidade, pois a concentração é de grande utilidade para toda a vida da criança, principalmente no aprendizado de outras disciplinas. Quando a criança apresentar um grau de dificuldade além do normal é aconselhável buscar ajuda de um profissional de educação, podendo ser um psicopedagogo ou psicólogo infantil.
Vídeo com dicas sobre como contar história infantil
Além da concentração infantil é importante estimular a imaginação das crianças e para isso é recomendado a antiga tradição de contar história, dessa forma além de trabalhar a criatividade da criança é possível criar atividades junto com as histórias infantis que estimula a concentração e participação da criança nessas histórias.
Outra dica legal que separamos está em: Desenhos da Páscoa para imprimir e colorir.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.