Sugestões de Atividades Lúdicas de Matemática – Educação Infantil
Já é quase uma tradição dizer que a matemática é chata e difícil, por isso a necessidade de sempre buscar sugestões de atividades lúdicas de matemática: educação Infantil, para incentivar os pequenos a estudarem matemática e, principalmente, a gostarem da matemática.
Em tempos passados a matemática era ensinada de forma sisuda para as crianças, talvez daí o “trauma” que muitos adultos têm hoje em relação à matéria dos números. Ainda bem que esta realidade já está sendo mudada e o sistema de ensino está apresentando novas formas de ensinar esta matéria tão polêmica para os pequenos. Se as crianças aprenderem que a matemática pode ser divertida, elas vão ter muito mais animação para estudarem, mesmo em séries mais avançadas.
Atividades Lúdicas de Matemática
Além de trabalhar com os números, os educadores devem trabalhar também com o sentimento ruim da derrota, pois um sempre vai ganhar e o outro sempre vai perder, isso é o básico da vida. O jogo lúdico para matemática deve trabalhar com a mente das crianças e não com a sorte. Os educadores também devem mostrar aos alunos a necessidade de se pensar antes de agir, para conseguir as melhores jogadas, calculando os riscos. Isso também é muito importante para se levar para vida, pois em muitos casos, agir por impulsos pode trazer muitos dissabores e prejudicar a vida da pessoa por um bom tempo ou até mesmo para sempre.
Leia ainda sobre: Atividades de Português 4° Ano – Interpretação de Texto.
Sugestões de Atividades Lúdicas se Matemática – Educação Infantil
Hoje vamos mostrar algumas sugestões de atividades lúdicas de matemática: educação Infantil para você incorporar à sua sala de aula imediatamente. Aproveite tudo o que escolhemos e incentive os seus alunos a gostarem da matemática.
Jogo da caça aos números primos:
2 jogadores
Materiais: Um quadro numerado de 1 a 45, dois marcadores (pode ser giz, lápis ou canetinha), de cores diferentes e uma tabela para os registros.
Regras do jogo:
- O jogador “A” escolhe um número de 1 a 45, risca-o na tabela e registra tantos pontos quantos o valor do número escolhido.
- O jogador “B” elimina todos os divisores do número escolhido por “A”, registrando na sua coluna de registros, tantos pontos quantos a soma dos divisores que eliminou.
- Em seguida inverte-se o processo. O jogador “B” escolhe um número ainda não riscado, anota-o na sua tabela de classificação, cabendo ao jogador “A” ficar com os divisores ainda não eliminados desse número, marcando na tabela o valor da sua soma.
- O jogo prossegue até que se eliminem todos os números do quadro. Vence o jogador que alcançar maior pontuação.
Leia ainda sobre: Atividades de Páscoa para Educação Infantil para Imprimir.
Jogos Lúdicos de Matemática para o Ensino Fundamental
Quantos itens têm aqui? – Jogo para os bem pequenos, que pode ser trabalhado com fotos ou mostrando os itens de qualquer tipo, como “quantas bolas têm aqui?”. Depois de ensinar sobre contagem e números às crianças, o educador deve perguntar quantas peças há na sua mão. A criança deve contar em seu tempo, sem pressa, sem estresse, apenas ir contando em seu tempo, podendo ser ajudada pelos colegas.
Busque no balde o número correto – Esta atividade é para crianças de 3 a 6 anos, aprendendo sobre os números ordinais. Faça números grandes em cartolina, de 1 a 9, e deixe-os em um balde ou caixinha e a cada resposta, convide o aluno a ir buscar o número correto. Faça perguntas simples aos alunos como “quantos anos você tem?”, “quantos cachorros há na sua casa?”, “quantas mães você tem?”. A resposta deve ser sempre com um número de 1 a 9.
Jogo das fichas coloridas:
Organização da sala:
Formar grupos de 3 a 5 alunos.
Capacidades a serem trabalhadas:
Perceber que o número é formado de algarismos ordenados. Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas.
Materiais:
10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9. Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas.
Desenvolvimento:
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro, somando os valores. Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.
Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação dos alunos. Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explicações necessárias.
Créditos:
- https://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/415-2/
- https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/matematica-atividades-ludicas/51384
- http://soloinfantil.com/educacao/jogos-para-educacao-infantil/
Assista ao vídeo do canal da Alexsandra Lumy Chaem e veja alguns jogos matemáticos na educação infantil. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal da Alexsandra Lumy Chaem.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.