Como prevenir e tratar frieira
Saiba aqui como prevenir e tratar frieira. A frieira é uma alteração na pele que pode causar incômodo devido à coceira e constrangimento devido à sua aparência. Alguns hábitos simples do dia a dia podem favorecer seu aparecimento, portanto, fique atento às dicas abaixo para evitar seu surgimento:
O que causa frieira?
A frieira é uma alteração da pele que pode ocorrer entre dobras cutâneas, provocando vermelhidão, descamação, umidade e coceira. As áreas mais comuns de sua ocorrência são entre os espaços dos dedos dos pés e mãos, também axilas e virilhas.
A frieira tem suas causas em hábitos simples, como o uso prolongado de calçados fechados, sudorese excessiva e contato com objetos ou ambientes coletivos.
Prevenção
-
Não use sapatos fechados por muito tempo;
-
Prefira sapatos mais folgados, ao invés dos sapatos de bico fino.
-
Use meias feitas com tecidos que permitam ao pé respirar;
-
Seque bem os pés após o banho;
-
Nunca pise descalço em ambientes úmidos de uso coletivo: opte pelo chinelo de borracha.
Tratamento
O tratamento da frieira é feito com medicamentos antifúngicos sendo aplicados no local ou também via oral. Especialistas alertam que se não tratada, a frieira pode favorecer o surgimento de bactérias oportunistas, que podem levar o quadro a erisipela, uma grave infecção de difícil tratamento.
Leia também:
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.