Alimentos que estimulam o bom humor – Dicas
Quer saber quais alimentos estimulam o bom humor? É possível ficar mais alegre após as refeições, veja a seguir o que não pode faltar em sua dieta.
Quando comemos estamos suprindo uma necessidade física de nosso organismo, o que por si só já provoca sensação de bem-estar. No entanto, existem ainda alimentos que tornam essa sensação mais intensa. A explicação está em suas composições: eles possuem maior quantidade de substâncias que aumentam a liberação de serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
Dentre os alimentos que estimulam a produção de serotonina e o bom humor estão:
Quais alimentos estimulam o bom humor?
-
Coma mais banana: a fruta é rica em aminoácido triptofano, que precede a liberação de serotonina. O hormônio não só estimula o bom humor como também deixa o organismo menos suscetível a depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e aumento exagerado da fome.
-
Gosta de abacate? O abacate é completo: rico em ácido fólico, vitamina B3, C, E, B6, ferro, magnésio e potássio. A vitamina B3 estimula hormônios que possuem efeito relaxante. Além disso, atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Porém não abuse da fruta, já que ela é altamente calórica.
-
Mel para adoçar a vida: o mel é importante para a regeneração da microflora intestinal – mais de 90% da serotonina é produzida lá. Além disso, o mel é fonte de triplofano, que possui ação calmante.
-
Lentilha realmente dá sorte: a lentilha é fonte de cálcio, que quando em equilíbrio no organismo provoca a produção de neurotransmissores, como serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
-
Aumente os níveis de Ômega 3: peixes como salmão, atum e cavalinha são fontes abundantes de Ômega 3. O ácido graxo protege os neurônios e estimula o aumento da produção de substâncias como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, que também protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.