Alimentos que dão energia e disposição para malhar
Quer ter mais energia durante o cotidiano, para obter maior rendimento durante a malhação? Veja aqui mais informações sobre como cuidar melhor da sua alimentação, ingerindo alimentos saudáveis e que proporcionam mais energia para seu metabolismo.
Alimentação adequada para exercícios físicos
A alimentação é o principal aliado para obter um resultado satisfatório na malhação. Para conseguir um bom resultado, é preciso criar hábitos e rotinas alimentares satisfatórias, que possuam um valor nutricional condizente com o corpo, idade e treino. A redução das calorias unida com a escolha dos alimentos certos, vão fazer toda a diferença no seu treino, garantindo resultados rápidos.
Organização – As refeições devem ser mantidas em um determinado horário, tendo regularidades e porções pequenas. O ideal é que elas aconteçam entre 3 ou 4 horas no máximo. Evite em qualquer hipótese exercitar em jejum. O corpo não irá queimar calorias sem combustível para gastar.
Água – Apesar da grande maioria dos alimentos possuírem uma quantidade de água, é ideal consumir até dois litros de água por dia, eles ajudam a hidratar e acelera o metabolismo.
Fibra – O consumo de fibras se torna cada vez mais essencial na vida das pessoas, e quem pratica exercícios deve sim fazer uso desse tipo de alimento, que pode ser ingerido em forma de frutas com cascas e bagaços, verduras e legumes, alimentos integrais e até mesmo ingerindo barrinhas de cereais. A digestão desse alimento costuma ser mais lenta, por isso faça isso nas principais refeições, como almoço e jantar.
Alimentação balanceada para malhar
Frutas: As frutas devem ser ingeridas duas ou três vezes ao dia, de preferência entre as refeições. Elas contribuem com a ingestão de vitaminas e minerais essenciais ao metabolismo.
Carboidratos: A ingestão desse grupo de alimentos é essencial, porém deve ser realizado de forma controlada. Os carboidratos agem como fonte de energia e ativam o metabolismo. Eles são encontrados em forma de pães, massas e grãos.
Proteínas: As proteínas são essenciais, pois exercem diversas funções em nosso metabolismo, incluindo funções de estrutura aos tecidos e fibras musculares, participação hormonal e muito mais. Elas devem ser ingeridas em forma de carne, leite, derivados, soja, peixe, frango e ovo.
Gorduras: Evite fritura de qualquer forma, pois elas serão sempre prejudiciais. Porém se for para escolher um óleo para temperar uma salada, prefira o azeite de oliva pura. Procure também consumir castanhas do Pará, ricas em gorduras saturadas e em selênio. (Gostou da dica? Leia também sobre como conseguir flexibilidade nas pernas).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.