Alimentos certos para quem malha
Veja quais são os alimentos certos para quem malha.
A malhação, seja para definir o corpo, adquirir músculos ou perder peso, é uma atividade com exercícios intensos, que precisam ser feitos sob a supervisão de um profissional.
Além disso, outros cuidados devem ser tomados por quem fraquenta a academia: a alimentação deve ser adequada e saudável, para garantir a energia necessária.
Confira a seguir algumas dicas sobre alimentação que irão melhor a qualidade de vida dos atletas das academias:
Leia também:
Dicas de alimentação para quem malha
-
Apesar da maioria das pessoas já ter ouvido ao menos uma vez esta recomendação, são poucas as que realmente a seguem: comer de três em três horas. Dessa forma, o corpo não passa muito tempo sem receber algum alimento, e por consequência não exagera nas principais refeições. Quando o corpo fica muito tempo sem receber nutrientes, queima as reservas de energia, e o ganho de massa muscular ocorre de maneira muito lenta.
-
Beba muita água. A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo, é diurética e supressora de apetite.
-
Reserve lugar especial em sua alimentação para as proteínas. As proteínas são os principal componentes dos músculos, e possuem apenas 4 Kcal por grama. Alguns exemplos são carne vermelha, queijo, ovos, leite, iogurte.
-
Aumente a quantidade de fibras ingeridas. As fibras, existentes em frutas e folhas, por exemplo, reduzem a retenção de líquido e a sensação de inchaço, além de regularem o intestino e serem pouco calóricas.
-
Evite o consumo de bebidas alcoólicas. As bebidas alcoólicas não trazem qualquer benefício ao organismo, muito pelo contrário: são altamente calóricas, retardam o metabolismo e dificultam o ganho de massa muscular.
-
Respeite os limites do seu corpo. Os treinos e exercícios devem ser realizados respeitando as pausas para descanso do corpo. Exagerar não trará os resultados mais rapidamente, uma vez que as indesejadas lesões podem surgir.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.