Como escolher o rodapé – Dicas
Os rodapés, tão importantes para vedar e proteger a parede contra batidas das ferramentas utilizadas para limpeza deixou de ser apenas funcional. Os rodapés têm também uma função estética cada vez mais importante na composição dos ambientes: são cores, materiais e tamanhos personalizados para cada cantinho da casa.
Confira algumas dicas para escolher a melhor opção para seu espaço:
Dicas para escolher o rodapé mais adequado
Na hora de escolher o rodapé, é preciso levar em conta o tamanho do pé direito, o tipo de piso e o estilo do ambiente.
Altura
Os modelos tradicionais de rodapés têm 7 centímetros, mas optar por tamanhos maiores tem se tornado cada vez mais comum. No entanto, antes de seguir a moda é necessário analisar o espaço em questão. Rodapés maiores que 15 centímetros não são indicados para ambientes pequenos, pois dão a impressão de torná-los ainda menores e achatados.
Material
É também importante escolher o material adequado. Usar materiais diferentes para o revestimento do piso e para o rodapé dá ares mais interessantes aos ambientes. Mas é preciso cuidado, a madeira estufa e estraga em contato com a água. Áreas molhadas e pisos que precisam ser limpos com água devem receber rodapés de materiais como gesso, plástico e cimento.
Cores
Os rodapés não precisam ser exclusivamente brancos. Cores sóbrias como tons de bege podem compor um bonito contraste. Porém, se a finalidade é apenas dar um toque final, cores muito escuras e chamativas podem se destacar demais.
Antes de comprar, analise bem as opções e que impressões você quer para seus ambientes. E lembre-se, cuidar de cada detalhe com cuidado garante espaços bonitos, confortáveis e com a cara de seus donos.
Veja outras dicas para sua casa em Casa e Decoração.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.