Como tratar poros abertos no rosto
Os poros dilatados, principalmente no nariz e bochechas, dão uma aparência descuidada à pele. Os poros têm a função de eliminar a sujeira e oleosidade da pele, regulando sua hidratação. Quando dilatados, os poros evidenciam que a pele sofre com impurezas, cravos, células mortas, vestígios de maquiagem e outros produtos faciais que contenham óleo. O problema, enfrentado por muitas mulheres, fica mais evidente no verão, já que as glândulas sebáceas são mais estimuladas pelas altas temperaturas.
No entanto, alguns tratamentos, mudanças de hábito e dicas simples podem ajudar a disfarçar e melhorar consideravelmente a aparência da pele.
Dicas para acabar com os poros dilatados
A exposição ao sol pode agravar o problema. É importante sempre usar filtro solar, um hábito de poucas pessoas. Além disso, buscar produtos não oleosos para o rosto, como os em gel, ajuda bastante.
É fundamental limpar a pele e retirar bem toda a maquiagem. Para isso são indicados sabonetes para pele oleosa, que frequentemente têm ácidos glicólico ou salicílico na composição. Outra dica é esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana. Porém, tanto a limpeza quanto a esfoliação devem ser feitas delicadamente, já que atrito em excesso pode dilatar ainda mais os poros.
Lave o rosto utilizando água fria, pois ao contrário da água quente ela ajuda a contrair os poros.
Na hora da maquiagem, prepare a pele previamente utilizando um primer. Ele disfarça imperfeições como poros abertos, e deixa a pele com aspecto mais uniforme. Para o próximo passo, escolha uma base não oleosa.
Por fim, existem alguns produtos e tratamentos específicos para acabar com os poros abertos, como cremes de tratamento a base de ácidos retinóico ou salicílico e uso de laser e peelings. Mas estes devem ser indicados por dermatologistas após uma avaliação individual de cada caso.
Acompanhe outras dicas acessando Beleza e saúde.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.