Como se preparar para um processo seletivo
A grande dúvidas de muitos candidatos é como se comportar e como se preparar para um processo seletivo. Os processos seletivos das empresas costumam causar insegurança em alguns candidatos, por isso, selecionamos um resumo com dicas e orientações sobre como se preparar e obter um bom resultado no processo seletivo, desde a entrega do seu currículo até as entrevistas finais que costumam ser com os gerentes e coordenadores da área quem que você pretende atuar.
Dicas para participar de um processo seletivo
Algumas dicas são essenciais para conquistar destaque e um convite para um processo seletivo. O primeiro passo que o candidato deve tomar é reformular o seu currículo de acordo com a sua formação, experiência e identificação pessoal. O currículo deve ser sucinto e objetivo, constando seus dados de forma legíveis e resumida, sem exageros. Use papel branco A4 para imprimir o seu currículo e utilize fontes como Arial e Times para ter um currículo profissional.
A grande dúvida que fica no ar é como conseguir participar de um processo seletivo e realmente se sair bem na entrevista com o recrutador. A resposta para certas perguntas depende diretamente do cargo em questão, porém, a maior parte das empresas dá preferência para os candidatos que possuem pensamento crítico e que demonstram também capacidade criativa de se sair bem em determinadas situações, assim como habilidade e liderança, que são fatores essenciais no mundo corporativo atual.
A revista Exame publicou uma lista com várias orientações e pontos que são considerados relevantes no perfil de um entrevistado. O resumo está publicado na página da revista.
Preparação para um processo seletivo
Outros detalhes simples, porém de grande importância são analisados desde o momento em que o recrutador entra em contato são essenciais, por exemplo, o candidato deve sempre manter o seu currículo com dados atualizados, incluindo um telefone de contato, onde o recrutador possa falar diretamente com o candidato. Caso o candidato deixe um telefone que seja para recado, o correto é sempre lembrar a pessoa que um recrutador poderá entrar em contato, para que ele não desconfie ou trate mal o mesmo. Outro ponto importante é o endereço de e-mail, ao criar um , crie um endereço que seja profissional e tenha apenas seu nome e sobrenome, sem detalhes que sejam superficiais. Outro fator que é analisado é o comportamento do candidato durante a entrevista e até mesmo a forma de se vestir, para empresas formais, é recomendada que o profissional esteja de acordo com o ambiente, e que as mulheres evitem roupas muito decotadas e agarradas. (Se você é jovem e recém formado e busca por uma oportunidade, leia também sobre as Vagas de trainee BDO RCS 2012).
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.