O que significa risquinho no cabelo? Tendência para 2023
Será que essa moda de risquinho no cabelo pega no ano de 2023? Isso mesmo. Andando pelas ruas do Brasil inteiro é possível avistar ao menos um rapaz com risquinho no cabelo. Pode parecer algo simples, mas é algo tendência para eles.
Por isso, entenda um pouco mais sobre esse risquinho no cabelo, para que serve, se tem um nome específico e como isso se tornou febre entre todos os homens, crianças e até mesmo mulheres.
Veja ainda: Que cor de cabelo combina comigo? Descubra!
O que significa risquinho no cabelo?
Afinal, o que é e o que significa esse tal risquinho no cabelo que todos estão falando por aí? Quando os rapazes vão cortar cabelo, os cabelereiros costumam fazer uma marcação bem baixa no cabelo. Isso seria um método de raspagem que quase chega ao couro cabeludo.
A partir dessa marcação baixa, surgiram os desenhos e riscos aleatórios. Geralmente, esses riscos ficam nas laterais da cabeça ou até mesmo na nuca. Muitos optam por este tipo de corte justamente por ser diferente e único, até porque a cabeça e preferência de cada um é diferente.
Para que serve a listra no cabelo?
A listra no cabelo não serve para nada em específico, a não ser demonstrar autenticidade e personalidade em alguns casos. E, claro, existem pessoas que não apoiam essa ideia. E tudo bem.
Essa linha irá destacar o corte que foi feito nas extremidades da cabeça. Assim, visualmente, ficará bem detalhado e delimitado.
Leia mais: Como usar vinagre de maçã no cabelo?
Como se chama o risco no cabelo?
O nome original, em inglês, é “razor part”. Porém, no Brasil ele recebe outro nome mais simples como “risco no cabelo” ou simplesmente “risca lateral”. Os cortes de cabelo que carregam essa característica têm feito muito sucesso entre todas as idades e pessoas.
Moda dos dois risquinhos no cabelo
Para ter ideia do tanto que esses dois risquinhos viraram moda, dê uma pesquisada rápida na internet O site Pinterest reuni as duzentos e cinquenta melhores ideias de cortes para esse ano de 2022.
Diferente do corte com apenas um risco, os dois riscos representam a determinação da pessoa para conseguir o que deseja. Além disso, também demonstra ousadia e a coragem de enfrentar o que for necessário para conquistar o objetivo.
Risquinho no cabelo masculino
O Pinterest é, sem dúvidas, o melhor site de inspiração já existente. Se ainda não deu uma olhada por lá, corre! Sabendo dessa dica, agora veja como apostar em opções com risquinho no cabelo de forma a não se arrepender.
-
Discreto
Sim, isso mesmo. O corte com risco pode ser bem discreto que já é capaz de fazer uma diferença e tanto. Se caracteriza por ser um dos mais clássicos nas barbearias e carrega o nome de “side part”.
Para um corte desse tipo, peça um cabelo curto e partido na lateral. Irá ficar uma linha muito bem definida acompanhando o local onde se faz a divisão normalmente. Esse penteado facilita muito na hora de finalizar o cabelo na correria do dia a dia.
-
Degradê
Também conhecido como corte “fade”, o degradê consiste em uma região raspada da nuca e que vai aumentando de forma gradual até o topo da cabeça. Esse degradê pode ser personalizado de acordo com as habilidades do barbeiro.
A manutenção é mais fácil ainda, só precisa aparar e tá ótimo.
-
Desenho
Para aqueles que gostam de ser ousados, tem o corte que é estilo “hair tattoo”. Ele é um tipo que revela mais individualidade, personalidade e estilo. O mais interessante é que pode se adaptar a qualquer estilo.
Como fazer risquinho no cabelo passo a passo
Siga esse tutorial que vai te ensinar passo a passo como fazer um risquinho no cabelo perfeito.
Risquinho no cabelo feminino
Não são apenas os homens que estão fazendo sucesso com o risco na cabeça. Muitas mulheres também estão apostando na ideia e usando a criatividade. O mais utilizado é o “side cut”, ou então, corte lateral.
As mulheres são ousadas o suficiente para fazerem cortes impactantes como estes.
Aprenda como fazer risquinho no cabelo feminino em casa:
Risquinho no cabelo infantil
Diferente do que muitos pensam, as crianças também podem fazer os riscos na cabeça. E fica muito bonitinho se não for algo muito contrastante e não refletir malícia ou algo do tipo que tire a inocência da criança.
Um exemplo é o corte em degradê. Ele é o preferido dos adultos e das crianças também. Isso porque o corte valoriza o rosto, deixando um topete, que é a parte de cima mais alta, com as laterais raspadas em degradê.
Já viu que o risquinho no cabelo pode ser muito charmoso e chamar a atenção de muitas pessoas, né? Então, já virou tendência antes mesmo de dois mil e vinte e três, e tudo bem. Pode ser que mude ou não a situação. O que importa é que todos se sintam bem com isso.
Confira várias ideias e fotos de risquinho no cabelo infantil:
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.