Como cuidar de orquídeas em vaso
Aprender novas técnicas de como cuidar de orquídeas são necessárias para manter esta espécie vegetal saudável e bela em sua residência ou ponto comercial.
As orquídeas correspondem a uma das plantas mais queridas entre as pessoas para se manter em casa, enfeitando seja a sala ou um pequeno jardim.
A título de informação, são conhecidas atualmente por volta de 4 mil espécies de orquídeas ao redor do mundo que chamam a atenção dos decoradores e dos amantes da jardinagem pelas suas cores vibrantes e formas diferenciadas.
Curiosamente, essa é uma das plantas mais dadas como presentes para amigos e em datas comemorativas.
Diante disto, será apresentado abaixo as melhores maneiras para se fazer a manutenção de orquídeas, incluindo as mini-orquídeas.
Como cuidar de orquídea no vaso
Existem algumas maneiras apropriadas para manter uma orquídea em um vaso. Certamente a principal dica é que deve ser evitado que se utilize um vaso plástico, é preferível os vasos de barro, pois estes drenam melhor a água do substrato.
Você pode gostar também de saber como cuidar de azaleias em vasos.
Como Cuidar de uma orquidea
Faça a troca do vaso à medida que a planta for crescendo. Toda vez que for feita uma substituição de vaso, sugere-se o uso de fibra de coco ou musgo para adicionar ao substrato da orquídea.
Confira também o vídeo no canal Minhas plantas
Como cuidar de mini orquídea
As mini orquídeas não são tão fáceis de encontrar. Seu tamanho é de aproximadamente de 5 cm, variando de tamanho a depender da espécie escolhida.
E mesmo sendo flores relativamente raras, elas são procuradas para conferirem um aspecto de elegância ao espaço residencial.
Como cuidar de mini orquídeas
O primeiro cuidado como uma mini orquídea é que não deve colocá-la em um ambiente que receba muito calor, pois são muito sensíveis a temperatura. A temperatura ideal para elas é de 18 a 29º Celsius.
Lembrando também que não é uma boa ideia mantê-la em ambientes frios, uma temperatura abaixo de 13º já é o suficiente para a planta não resistir.
Evite manter a mini orquídea em espaço que receba vento, até um vento simples, poderá derrubar suas flores de tão delicada que é.
Esta planta deve ser aguada apenas uma vez a cada semana. Um truque incomum mas que funcional com esta planta, é colocar um cubinho de gelo no vaso, é o bastante para manter a umidade necessária.
Finalmente, é sugerido que fertilize no máximo uma vez por mês o substrato (em outras palavras a areia) onde fica a orquídea. Além disse realize a poda sempre que for indispensável.
Confira dicas também no canal orquideomania
Como cuidar de orquídea para dar flores
É natural que as orquídeas não fiquem todo tempo com flores, o comum é que em boa parte da sua vida as folhas estejam sempre presentes.
Além disso, alguns fatores podem contribuir para o não surgimento das flores na orquídea, como por exemplo, deficiências nutricionais, stress, exposição a temperatura superior ou inferior a sua capacidade de suporte, dentre mais alguns outros.
Ponha sua orquídea em um ambiente que receba luz do sol constantemente (mas de forma indireta), se a ideia for manter esta planta fora de casa, procure colocá-la em m lugar que receba um pouco de sombra, como por exemplo, debaixo de uma planta maior.
Outra ação importante é adubá-la corretamente, neste caso, pode-se utilizar tanto adubos químicos como os orgânicos ou os mistos. Use de modo cauteloso, repeite as instruções de cada adubo.
Regue sempre que for necessário. As orquídeas não necessitam de uma grande quantidade de água para sua sobrevivência e floração, perceba que decorre quase 5 a 6 dias para que o substrato volte a ficar seco novamente.
Leia Também sobre:
- Como cuidar do jardim de inverno
- Terrário com Suculentas: Como Fazer
- Bromélias – Como cuidar, espécies
E quando estiver com aspecto de seco, volte a regá-la. Esse é o processo padrão de como cuidar de orquídeas para florescerem.
Confira também o vídeo no canal Minhas Plantas:
Como cuidar de orquídea facilmente
Confira também outras dicas no canal Minhas Plantas:
Essas são as dicas mais práticas e funcionais sobre os cuidados com as mini orquídeas.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.