Atividades de Matemática 4 Ano: Exercícios para Imprimir
As atividades de matemática 4 ano costumam apresentar diversos conceitos e exercícios, além de algarismos romanos e outras aplicações que envolvam números. Ainda assim, o objetivo principal dessas atividades continua sendo a promoção de um reforço no aprendizado das quatro operações fundamentais.
Por esse motivo, apesar de o currículo para matemática do 4º ano ser marcado por operações diversas, reunimos aqui um bom número de exemplos e dicas de atividades de matemática 4 ano para as operações fundamentais. Com todos os exemplos, será possível promover muitos dias de exercícios para os seus alunos.
Problemas de matemática 4 ano para imprimir
No rol das atividades de matemática 4 ano, os famosos probleminhas matemáticos já apresentam uma complexidade maior. Nesses casos, além de exercitar as habilidades matemáticas, a capacidade de raciocínio e de interpretação dos alunos é colocada à prova.
Aliás, para acentuar a complexidade, alguns termos como unidades monetárias, centenas, dúzias, dezenas, etc. são adicionados aos textos, para exercitar o entendimento de diversos conceitos matemáticos importantes. E claro, todas essas ideias servem para garantir que o aluno conheça a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em situações do dia a dia.
Mesmo assim, as atividades de matemática 4 ano continuam mantendo seu caráter lúdico e uma boa série de informações visuais. Desse modo, os exercícios acabam se apresentando de uma forma mais convidativa e descontraída.
Por isso, o ideal é sempre imprimir exercícios que pareçam ser mais divertidos, mesmo que os problemas sejam um tanto quanto complicados e/ou desafiadores.
Atividades de matemática 4 ano multiplicação e divisão
No quarto ano, as quatro operações fundamentais começam a ser exploradas de uma forma mais intensa. Nesse caso, as operações com mais casas decimais surgem como desafios que devem ser praticados de forma massiva.
No entanto, a ideia de tornar as coisas mais leves, com informações visuais e desafios mais descontraídos deve continuar sendo levada em consideração. Por esse motivo, o ideal é apostar nos exercícios mais motivadores, como cruzadinhas, tabelas de multiplicação, bingos de continhas, etc.
Apesar disso, as grandes folhas, com contas que vão aumentando sua complexidade de forma gradativa, também são exemplos interessantes e extremamente úteis.
Então, o ideal é mesclar baterias de exercícios com opções mais descontraídas. Assim, será possível garantir que os níveis de motivação se mantenham sempre em um patamar equilibrado.
Adição e subtração com gabarito
Para completar, algumas atividades de matemática 4 ano são marcadas pela presença dos gabaritos. Geralmente, no caso da adições e subtrações, esses exercícios apresentam uma quantidade considerável de operações a serem resolvidas com os gabaritos nos versos ou nos rodapés das folhas.
O mesmo costuma acontecer com os probleminhas. Isto é, as atividades apresentam uma lista com diversos problemas e um campo com todas as respostas.
Cabe destacar que, em muitos casos, apenas o resultado é apresentado, não a resolução. Dessa maneira, o aluno fica sabendo exatamente quanto a conta dele deve dar, forçando-o a se esforçar ao máximo para alcançar o resultado proposto. Além do mais, sabendo de antemão o resultado, o aluno poderá buscar por novas formas de resolver os problemas, exercitando sua capacidade de raciocinar e propor soluções.
Isso deixa claro que, na matemática, não adianta saber a resposta apenas, ou seja, é necessário desenvolver os cálculos e aplicar todos os conceitos aprendidos em sala de aula. No fim, o gabarito acaba se transformado em uma pequena ferramenta.
Portanto, as atividades de matemática 4 ano apresentam um nível de complexidade mais acentuado, com operações com mais casas decimais e termos novos, mas importantes no mundo da matemática. De forma resumida, bastará mesclar exercícios mais descontraídos com baterias de continhas para alcançar um resultado bastante eficiente.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.