Como Escolher o Melhor Aerógrafo
Se você vai se aventurar no universo da aerografia, você deve saber como escolher o melhor aerógrafo, para que o seu trabalho seja o melhor que você possa executar, sem ser comprometido por uma ferramenta com funcionamento inadequado.
Para quem não está familiarizado com o termo, aerógrafo é uma ferramenta que permite fazer uma pintura ou uma ilustração parecida com o grafite. Estudos sobre a arte da serigrafia indicam que esta técnica pode ter surgido na pré-história, quando os homens da caverna assopravam pigmentos (podemos considerar como tinta) através de tubos derivados de osso de animais e bambus. Hoje a técnica está bem mais evoluída, mas o resultado final continua muito interessante.
Tipos de Aerógrafo
Dependendo do resultado que você busca e do tamanho da área a ser pintada, determinado tipo de aerógrafo é indicado. O aerógrafo é parecido com uma caneta, com um reservatório de tinta, e ligado a uma mangueira de ar comprimido. Para a aerografia é necessário também um compressor de ar, que pode ser encontrado nas versões:
- Compressores de ar direto, onde não há reservatório de ar, o ar é emitido diretamente dos pistões ou de outros sistemas geradores de pressão, diretamente para a mangueira;
- Compressores de ar com reservatório, onde há um reservatório de ar;
- Compressores de refrigeração, que são uma variante dos compressores de ar direto.
Há os aerógrafos de ação simples, que não possuem um gatilho para controlar a tinta, jato de ar e foco. Este tipo de aerógrafo é indicado para áreas maiores de pintura ou de preenchimento.
Veja também: Tipos de Olhos para Artesanato.
O aerógrafo de ação dupla possui um gatilho que permite controlar com maior precisão o foco da pintura, o jato de ar e a quantidade de tinta. Este tipo de aerógrafo é indicado para áreas bem pequenas, onde se exige um traço mais fino ou com maior precisão.
Há ainda os aerógrafos com alimentação de gravidade, que permite trabalhar com pressões mais baixas, o que garante mais precisão no trabalho. E o aerógrafo de sucção, um dos mais comuns, onde o ar pode passar tanto pela câmara de mistura interna ou pela câmara de mistura externa.
No aerógrafo com mistura externa o jato de ar e a tinta se misturam na parte externa da peça, a mistura dos dois ocorre na ponta do aerógrafo.
Já no aerógrafo com mistura interna o jato de ar e a tinta se misturam na parte de dentro da peça, em uma câmara localizada dentro do aerógrafo.
Como Escolher o Melhor Aerógrafo
Para saber corretamente como escolher o melhor aerógrafo você já deve ter decidido antes que tipo de trabalho você pretende fazer, se um trabalho grande, com muita área a ser pintada, ou se trabalhos mais delicados e bem pequenos.
Decidir antes a quantidade de horas a serem trabalhadas também é muito importante e necessário, pois há compressores que possibilitam maior ou menor tempo de trabalho antes do abastecimento.
Veja também: Como Trabalhar com Papel para Decoupage.
Qual o Melhor Aerógrafo do Mercado
O melhor aerógrafo do mercado é aquele que vai atender melhor às suas necessidades, pois há vários modelos de aerógrafos, como os mais leves e mais pesados, os mais fáceis ou mais difíceis de serem limpos, por isso, você deve escolher o melhor aerógrafo para o seu tipo físico, o seu tempo de trabalho, tempo disponível para a limpeza e dinheiro disponível para a compra.
Mas se você é iniciante e quer um norte para comprar um aerógrafo, você pode optar pelos modelos da Iwata, que são modelos japoneses, e muito bem avaliados.
Caso você prefira um modelo nacional, você pode optar pelo aerógrafo Gatti, que você pode comprar através do site Gatti.
Assista ao vídeo do canal do Giovani Pivatto e confira uma aerografia passo a passo. Veja os outros vídeos bem interessantes do canal do Giovani Pivatto.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.