Tipos de Verniz para Artesanato – Como Escolher
Você vai ver hoje os tipos de verniz para artesanato – como escolher, para deixar os seus artesanatos com melhor acabamento.
O verniz pode ter acabamento fosco e acabamento com brilho, independente do tipo de verniz, para aplicar com pincel ou em spray, então neste caso você vai escolher qual acabamento quer para a sua peça, se com brilho ou sem. O verniz também pode ser classificado em: à base de água e à base de solvente, que define como você vai limpar o pincel após usá-lo e a quantidade de cheiro, com as pessoas alérgicas devendo usar o verniz à base de água, por ser mais suave.
Tipos de Verniz para Artesanato
O verniz à base água pode ter o pincel limpo após uso apenas com água e ser usado em papel, tela, cortiça, madeira, cerâmica, gesso e isopor. Este é um tipo de verniz bem versátil. E você vai definir o acabamento que quer, se um verniz à base de água fosco ou um verniz à base de água brilhante. Entre as variações há o verniz acrílico fosco, o verniz acrílico brilhante, laca acrílica, laca acrílica cristal e madrepérola H2O.
Veja mais: 23 Ideias de Artesanato com Pirógrafo.
Como Escolher o Verniz Certo
O verniz à base de solvente deve ter o pincel limpo após o uso com Thinner ou Aguarrás e pode ser usado em todo o tipo de material, para a impermeabilização. As suas variações são: verniz geral, verniz cristal, verniz fosqueador, verniz vitral incolor, verniz vitral madrepérola e verniz fixador em spray.
O verniz vitral é indicado para aplicação em vidro, porém ele também pode ser aplicado em peças de metal, cerâmica, gesso e madeira.
O verniz em gel ouro é à base de água e indicado para peças já pintadas, para um acabamento metálico perolado que interage com o fundo já pintado. Pode ser usado em todos os materiais.
Se você quer um verniz com efeito especial você pode optar pelo verniz em spray com glitter.
Veja mais: 19 Artesanatos com Lata de Leite em Pó e EVA.
Como Usar Verniz em Artesanato
As suas peças que vão receber glitter podem ter finalização com verniz purpurina. Este verniz é à base de álcool e usado em aplicações com purpurina em pasta ou purpurina em pó. Utilize misturando na proporção de 15% a 20% de purpurina. Para efeito de pátina, use um pincel de cerdas duras. O verniz para purpurina pode ser usado para dissolver também anilina álcool e glitter poliéster, para aplicação nas mais diversas superfícies.
Artesanatos em madeira ou MDF podem também receber um verniz específico para madeira.
O verniz mordente é específico para técnica de folheação. É um produto à base de água com pega definitiva após secagem, para execução de trabalhos especiais como folheação metálica (ouro, prata e cobre) e decoupage sobre madeira, MDF, gesso, cerâmica, etc.
Artesanatos com couro podem receber um verniz específico para couro que também possui a versão com glitter.
Entre os tipos de verniz para artesanato há também o verniz para chinelo, para quem faz customização destas peças.
O verniz craquelê cria o efeito craquelado em sua peça e pode ser aplicado em peças de madeira, gesso, cerâmica e papel.
Assista ao vídeo do canal Acrilex e veja como aplicar verniz craquelê. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Acrilex.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.