Escolas que oferecem bolsas de estudo em SP
Buscar educação é um fator obrigatório para o crescimento. Contudo, muitas vezes o processo educativo possui altos custos de manutenção.
Assim sendo, uma das opções para deixar nossa trajetória de formação menos custosa é fazer busca por bolsas de estudo.
Para quem atua na região de São Paulo, algumas possibilidades interessantes podem ser analisadas.
De acordo com o portal Juventude.SP, do Governo do Estado, as bolsas de estudo podem ser uma opção para quem não tem como arcar com as despesas de uma universidade particular, e as possibilidades neste sentido não se limitam a universidades públicas.
Bolsas de estudo em São Paulo
As informações do portal dão conta de que atualmente os alunos de faculdades privadas têm a possibilidade de participar de três programas do Governo Estadual voltados a garantir auxílio na formação Superior.
Entre estas inciativas estão o Programa Escola Família; Aluno Pesquisador; e Jovens Acolhedores.
Além destes, também é possível encontrar maneiras de financiamento ou bolsas do Governo Federal, como o ProUni e o Fies, por exemplo.
Escola da Família
O Programa Escola da Família (Bolsa Universidade) é voltado a quem estudou em escola pública estadual e está em instituição de ensino participante do programa.
Na proposta, o aluno se inscreve e pode receber uma bolsa para realizar atividades de cultura, esporte, saúde e qualificação profissional para a comunidade, com dedicação de 12 horas a cada final de semana.
Deste modo, a Secretaria de Estado da Educação custeia 50% do valor da mensalidade, até o limite de R$ 267,00.
Aluno Pesquisador
No Aluno Pesquisador (Bolsa Alfabetização), as oportunidades são para pessoas que estudam Letras ou Pedagogia.
No processo, o aluno acompanha um professor dentro da sala de aula e auxilia na alfabetização de segunda série do ensino Fundamental, recebendo a bolsa em troca.
As inscrições para este caminho acontecem no início de cada ano e ficam abertas durante quase todo período letivo.
Jovens Acolhedores
Esta proposta é voltada para a melhoria da recepção dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Fundamentado pelo governo de São Paulo, o Jovens Acolhedores visa oferecer uma bolsa de estudo integral por 12 meses.
Em troca, o estudante dedica 20 horas por semana a atender pessoas que procuram os hospitais, dando informações a pacientes e acompanhantes, por exemplo.
- Saiba mais sobre as ideias em Juventude.SP.
Bolsas PUC
Que uma ideia de universidade com possibilidades de bolsas? Na PUC de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar diversos caminhos neste sentido.
A Universidade, além de ProUni e Fies, também proporciona elementos como Bolsa Complementar, Bolsa Monitoria, Bolsa Acordo Interno e Bolsas de Mérito.
- Veja outras informações em PUC.
Bolsas SENAC
Noutro contexto, outra opção interessante na região é conferir as bolsas em cursos técnicos estruturados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o SENAC.
As vagas são ocupadas, segundo a empresa, conforme ordem de inscrição, e os interessados precisam passar por pré-requisitos para entrada.
- Saiba mais em Bolsas SENAC.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.