Como abrir um negócio de informática
Vai abrir um negócio de informática? Saiba como se organizar e o que priorizar.
Os negócios relacionados à informática podem ser muito lucrativos e promissores, uma vez que a importância do mundo digital cresce a cada dia. A maioria das pessoas economicamente ativas hoje possui ao menos um computador em casa.
Os equipamentos não param de inovar, se reinventar e trazer novos recursos, despertando desejo e necessidade.
Pesquisa de mercado: fundamental antes de abrir qualquer negócio
É importante conhecer muito bem o mercado antes de abrir um negócio. Existem muitas lojas semelhantes? Quem são os principais concorrentes? Qual o espaço que ocupam no mercado? Faça uma pesquisa refinada. É fundamental ainda identificar qual será o seu diferencial, a sua vantagem competitiva em relação ao que é oferecido pelos outros, e qual o público que deseja atender.
Localização e espaço físico
Escolha com cuidado o ponto, ele pode ser definitivo para a visibilidade e sucesso do negócio. Locais com grande fluxo e circulação de pessoas, endereços mais refinados ou populares: tudo depende do perfil e público da loja.
O espaço físico deve ser compatível com a quantidade de mercadoria disponível para venda. O local deve ser ainda minimamente espaçoso e confortável para que os clientes possam se locomover, se sentir a vontade e visualizar os produtos.
Leia também: Mais de 8 mil vagas abertas em todo o país
Fornecedores de informática
Os equipamentos de informática devem ser de credibilidade, por isso escolha minuciosamente os fornecedores, não se deixe levar só pelo preço. Ofereça diversidade de marcas e preços.
Documentação necessária
É necessário providenciar:
– registro na Junta Comercial;
– registro na Secretária da Receita Federal;
– registro na Secretária da Fazenda;
– registro na Prefeitura do Município;
– registro no Sindicato Patronal.
Equilíbrio no orçamento
O empresário deve considerar, para uma boa administração das finanças, os gastos (investimento inicial, custos e despesas); o preço de venda; escala ponto de equilíbrio e margem de contribuição; retorno do investimento.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.