Cores frias na decoração – Como combinar?
Gosta das cores frias na decoração mas não sabe como combiná-las em sua casa? É possível criar ambientes bastante charmosos, confira a seguir algumas dicas.
As cores frias são muito escolhidas para a decoração, principalmente nas épocas mais quentes do ano, já que são capazes de garantir um ar mais fresco e inibir o calor.
No entanto, antes de escolher uma delas é importante saber qual o significado e fazer testes para saber se o resultado irá ou não agradar.
Decoração com cores frias – veja dicas
As cores frias podem fazer toda a diferença quando escolhidas para reinar sobre um espaço. Elas são serenas, suaves e capazes de proporcionar elegância. As principais cores frias, de acordo com o círculo cromático, são azul, violeta e verde.
Apesar de parecer que não, podem deixar os espaços muito aconchegantes. São perfeitas para pessoas adeptas do minimalismo. A combinação com tons neutros – como branco e cinza – pode ser uma solução muito interessante.
Leia também: Decoração com piso lâminado
As cores frias também transmitem a sensação de calma, e são a escolha perfeita para locais utilizados como salas de estudos, bibliotecas, escritórios.
Quartos ficam muito bem quando decorados em cores frias, já que o recinto utilizado para o descanso tem que transmitir serenidade.
Significado das cores
- Azul: apesar de estar relacionada ao frio, a cor é ainda terapêutica e calmante. Em associação com outras cores pode estimular algumas sensações: em parceria com o amarelo desperta a intuição, com o vermelho emoções. Bastante versátil, pode ser utilizada em excesso, mas não em ambientes de trabalho.
-
Violeta: a cor estimula sentimentos como amor, criatividade e generosidade. Tem sido cada vez mais utilizada na decoração moderna.
-
Verde: a cor traz equilíbrio e liberdade, e quando utilizada na decoração pode reduzir o stresse e a tensão.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.