Dicas de etiqueta para Cruzeiro
Vai fazer um cruzeiro pela primeira vez e tem algumas dúvidas? Confira algumas dicas de etiqueta para aproveitar o passeio ao máximo.
Cruzeiros oferecem muitas atrações e atividades para toda a família, e saber como se comportar pode fazer com que você se sinta mais a vontade durante a viagem.
Seja para relaxar ou para conhecer novas pessoas, algumas regras devem guiar o passageiro de um cruzeiro. Veja a seguir:
Leia também: Decoração com piso lâminado
Como se comportar em um cruzeiro?
-
Conheça as atrações: saiba quais as atrações oferecidas pelo navio para se programar. Fique atenta também aos horários de embarque e desembarque.
-
Atenção aos horários: muitos navios determinam horários fixos para as refeições, e é importante estar atento para não quebrar o protocolo.
-
Roupas e trajes especiais: os navios oferecem uma série de opções para diversão e gastronomia como restaurantes, bares, teatros, danceterias, lounges. Alguns cruzeiros promovem ainda festas e comemorações temáticas. Nestas ocasiões é fundamental estar informada quanto ao traje exigido, caso haja um obrigatório. Vestir-se de acordo com o ambiente também é importante para sentir-se bem.
-
Leve fones de ouvido: em ambientes onde muitas pessoas podem estar ao mesmo tempo, como as piscinas, é importante respeitar o lazer do próximo. Se você não gostar da música ambiente, ou desejar escutar algo pessoal, leve fones de ouvido para não incomodar quem possui gosto diferente do seu.
-
Conheça bem o tema da viagem: se o cruzeiro tiver um clima mais familiar é importante estar atento a alguns detalhes. Roupas de banho muito pequenas ou chamativas podem ser inadequadas, bem como brincadeiras como pular na piscina e espirrar água em quem estiver por perto.
-
Conheça as escalas: mesmo que as escalas sejam rápidas, é importante conhecer a cultura local para saber o que é permitido ou não.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.