Lista das melhores universidades brasileiras 2012
Conheça a lista das melhores universidades brasileiras 2012.
O jornal Folha de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (03) um ranking com as melhores universidades do Brasil.
A qualidade dos cursos oferecidos, a importância dada às pesquisas científicas, reputação no mercado e inovação foram os requisitos julgados pelos examinadores.
Entre as 10 melhores universidades do país, a maioria encontra-se localizada nas regiões Sul e Sudeste, o que pode ser um índice relevante para avaliar a educação superior de maneira geral em todo o Brasil, bem como estudar futuros investimentos em regiões deficientes.
Confira a seguir o ranking:
Ranking das melhores universidades brasileiras
- 1º. Universidade de São Paulo (USP):a USP atingiu a maior nota nos quesitos avaliados, e também já foi eleitaa 15ª melhor universidade da América Latina por recente pesquisa da Universidade de Xangai. A universidade, que possui campus espalhados por todo o estado, possui hoje 240 cursos de graduação e 98% de professores doutores.
- 2º. Universidade de Minas Gerais (UFMG): a UFMG conquistou a segunda maior nota do país. Ela possui hoje 7 cursos de graduação, 58 programas de doutorado, 68 programas de mestrado e 81 programas de especialização.
- 3º. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): a universidade carioca possui 154 cursos de graduação presenciais e 3 à distância, além de 91 programas de mestrado, 82 de doutorado e 326 de especialização.
- 4º. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): a universidade possui 89 cursos de graduação presenciais e 8 à distância, além de 68 programas de doutorado, 71 de mestrado e 10 programas de mestrado profissionalizante.
- 5º. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): a universidade paulista possui ao todo 66 cursos de graduação, 60 programas de doutorado, 66 programas de mestrado e 16 programas de especialização. Além disso, 98% de seu corpo docente possui título de doutorado ou acima.
- 6º. Universidade Estadual Paulista (UNESP): com diversos campus no interior paulista, a universidade possui 168 cursos de graduação, 108 mestrados acadêmicos, 4 mestrados profissionais e 85 doutorados acadêmicos. Seu corpo docente é formado por 3.354 professores.
- 7º. Universidade Federal do Paraná: a universidade oferece 112 cursos de graduação presenciais e 3 à distância, além de 93 especializações, 66 mestrados e 40 doutorados.
- 8º. Universidade de Brasília (UnB): a universidade possui 98 cursos de graduação, sendo 9 à distância, e mais 58 programas de especialização, 82 programas de mestrado e 63 de doutorado em 2011.
- 9º. Universidade Federal de Santa Catarina: são ao todo 13 cursos à distância, 84 presenciais, 61 programas de especialização, 56 programas de mestrado e 44 programas de doutorado.
- 10º. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): a única representante do Nordeste brasileiro possui 93 cursos de graduação presenciais, 3 à distância, 65 mestrados acadêmicos, 6 mestrados profissionais e 45 doutorados. Seu corpo docente é formado por 2.528 professores.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.