Como receber o Bolsa Estiagem
Veja como receber o Bolsa Estiagem.
Muitas cidades do Brasil sofrem esta época do ano com a falta de chuva. O período seco causa muitos prejuízos, principalmente às famílias que têm a agricultura como única fonte de renda.
O governo brasileiro criou, em 2004, uma alternativa para amenizar tal prejuízo financeiro, o Bolsa Estiagem ou Auxilio Emergencial.
O benefício tem como objetivo amparar famílias de agricultores com renda mensal de até dois salários mínimos que tiveram suas plantações comprometidas pela estiagem. O auxílio abrange também moradores de municípios onde foi declarada situação de calamidade pública.
Bolsa Estiagem
O benefício Bolsa Estiagem visa amparar famílias brasileiras que vivem da agricultura e que sofreram danos em seus cultivos devido à seca e falta de chuva. O auxílio consiste em uma ajuda financeira no valor de R$ 400, valor que pode ser dividido em até oito parcelas de R$ 80.
No ano de 2012, o Bolsa Estiagem deve ajudar cerca de 113 mil agricultores residentes nos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe. As primeiras parcelas do beneficio foram pagas no mês de junho.
Leia também:
Como receber?
Para se enquadrar no programa, o agricultor deve atender aos seguintes requisitos: estar cadastrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; possuir renda mensal de até dois salários mínimos; e não fazer parte do programa Garantia Safra dos anos de 2011 e 2012.
O auxílio é pago via cartão Bolsa Família, e os beneficiados serão comunicados do pagamento via extrato bancário.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.