Nova vacina Pentavalente no SUS
Saiba tudo sobre a Nova vacina Pentavalente no SUS.
A nova vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a Pentavalente.
A Pentavalente é do tipo injetável, e combina, em apenas uma aplicação, a proteção de duas diferente vacinas: a da hepatite B e a tetravalente, que protege a criança contra tétano, coqueluche, difteria e a meningite. Com a inserção da nova vacina, a tetravalente deixa de ser ofertada.
Veja a seguir quem deve ser imunizado pela nova vacina e quando ocorrerá a próxima campanha de vacinação:
Campanha de vacinação SUS 2012
A atualização do calendário básico de vacinação da criança será realizada entre os dias 18 e 24 de agosto. Sendo assim, todas as crianças menores de cinco anos devem comparecer aos postos de vacinação para verificar se a caderneta vacinal está completa ou se há necessidade de atualização de doses passadas e futuras.
Para a realização da campanha, estarão envolvidos 350 mil profissionais da saúde, que atenderão as crianças em postos fixos e em cerca de 42 mil veículos móveis, destinados a vacinação em locais afastados.
Nesta campanha de 2012, serão oferecidas todas as 11 vacinas do calendário básico de vacinação infantil, e a partir da mesma, passa a fazer parte do calendário a vacina pentavalente.
Leia também:
Nova vacina oferecida pelo SUS – Pentavalente
A nova vacina oferecida pelo SUS, a Pentavalente, é a combinação da vacina contra hepatite B e a tetravalente, que engloba a proteção contra tétano, difteria, coqueluche e a meningite.
A Pentavalente será aplicada nas crianças em três dose: aos dois, quatro e seis meses de vida. Sendo assim, a antiga tetravalente deixará de ser oferecida, e as crianças que iniciaram o tratamento com o uso desta, e ainda não o terminaram, deverão também receber a Pentavalente.
A nova vacina traz maior conforto para as crianças, que têm de tomar uma picada a menos, além de economia aos cofres públicos, que deixarão de gastar com seringas e procedimentos de armazenagem.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.