Dieta para diabéticos emagrecerem
Conheça dieta para diabéticos emagrecerem.
O diagnóstico da diabetes, doença que provoca alteração dos níveis de glicose considerados normais no sangue, exige alguns cuidados ao paciente, principalmente com sua alimentação.
No entanto, dieta restrita e complicada não faz mais parte da vida dos diabéticos. Controle e muita atenção nos efeitos provocados pelos alimentos garantem que a vida seja normal, e muito mais saudável.
Veja a seguir qual o efeito de cada grupo de alimentos em seu corpo, e a partir daí, como é possível adequar tipos e quantidades e manter os níveis de glicose satisfatórios.
Dieta para diabéticos – Como comer com saúde?
Leia também:
Durante o processo de digestão, carboidratos, proteínas e gorduras são fragmentados em glicose, mas cada um destes nutrientes apresenta quantidade e velocidade de absorção diferente.
Os carboidratos, por serem quase que totalmente fragmentados em açúcares e amidos, afetam de maneira mais efetiva e direta as taxas de glicose no sangue. O processo de transformação ocorre em cerca de duas horas. Sendo assim, não importa se o alimento contém açúcar ou amido, e sim a quantidade total destes componentes, já que tudo será transformado em glicose.
As proteínas afetam menos os níveis de glicose no sangue: aproximadamente metade é fragmentada em glicose, o que ocorre dentro de três a cinco horas.
Já a gordura é a que menos afeta diretamente os níveis de glicose, uma vez que a porcentagem transformada na mesma é pequena, de 5 a 10%. O processo de fragmentação também é mais demorado, e leva de seis a oito horas.
Apesar disso, a gordura age sobre as taxas de glicose de outra maneira: ela bloqueia a ação da insulina, que “captura” a glicose da corrente sanguínea. Sendo assim, logo após uma refeição bastante gordurosa os índices de glicose no sangue permanecerão normais, mas após algumas horas pode estar bastante elevado.
Bebidas alcoólicas e adoçantes também podem afetar significativamente os níveis de glicose, e os diabéticos devem tomar cuidado.
Assim, o segredo para uma vida saudável, e também para perder peso, é manter uma alimentação equilibrada, que combine de maneira responsável todas as classes de alimentos, fundamentais ao bom funcionamento do organismo.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.