Tipos de grama para jardim
Conheça aqui alguns tipos de grama para jardim! A decoração e o paisagismo exterior utilizam diversos tipos de gramas para jardim, por isso veja aqui algumas sugestões e novidades sobre o tema.
Um belo jardim deve ter um gramado espetacular, pois ele ajuda na drenagem da água e também favorece o crescimento de determinadas plantas e flores.
É preciso conhecer o tipo de grama que você vai utilizar, para saber se o ambiente está propício para o seu desenvolvimento. O cuidado com a grama deve estar presente em todas as etapas desde a escolha, compra, colocação e manutenção
Grama de jardim
Um gramado sadio depende de uma junção de fatores, que inclui:
- Plantio.
- Época do plantio.
- Chuva.
- Preparo do terreno.
- Ausência de ervas daninha.
- Ausência de insetos.
- Tipo de solo e calagem.
- Adubação da terra.
- A rega deve ser abundante, principalmente no verão.
- Adubação especial no frio, para evitar ressecamento.
- Uso de compostos orgânicos a cada dois anos.
- Corte no tempo certo.
Leia também:
Tipos
A grama bermuda é recomendada para terrenos com pedras, em declive, campo de futebol e playground.
A grama inglês ou santo Agostinho tem o nome cientifico de Stenotaphrum secundatum. Essa grama é recomendada para jardins residenciais, tanto em ambientes ensolarado ou na sombra.
Essa é a gama preta, conhecida pelo nome científico Ophiopogon japonicus. Ela não é recomendada para jardins onde há passagens de pessoas ou animais, pois tem baixa resistência a pisoteio, mais utilizadas em pequenos canteiros e também para lugares com sombra.
Essa é grama Zousia também conhecida como japonesa. Entre as principais características, se destaca as folhas macias. Podem ser utilizados em locais ensolarados e servem para formar desenhos nos jardins.
De origem japonesa da grama esmeralda ou : Zoysia japônica como é conhecida cientificamente, pode ser usada em ambientes quentes com transito de pessoas.
Conhecida como grama são carlos, grama tapete ou grama sempre verde, seu nome científico é Axonopus compressus. É o tipo de grama recomendada para locais frios, com sombra. Tem grande resistência a pragas e doenças.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.