195 mil bolsas de estudo em cursos para o primeiro semestre 2012
Cursos para o primeiro semestre de 2012 contarão com 195 mil bolsas de estudo.
O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2004, já beneficiou 919 mil estudantes em graduação e sequenciais de formação específica. Neste ano, o programa disponibilizará 195.030 bolsas de estudo parciais ou integrais para o primeiro semestre.
Do total de bolsas de estudos oferecidas, 98.728 são integrais e 96.302 parciais (com 50% de desconto na mensalidade).
Requisitos para conquistar a bolsa do ProUni
– Ter realizado a prova do Enem 2011, tendo atingido um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos a nota mínima da redação;
– Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou se estiver estudado em escola particular, ter sido bolsista integralmente;
– Para bolsa integral, o candidato deve possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
– Para bolsa parcial, os candidatos devem verificar se contam com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Os professores da rede pública de Ensino Básico que desejarem disputar bolsas em relação a cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia, não necessitam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola em que atuam.
Como participar do ProUni
As inscrições encerraram no dia 19 de janeiro.
Para consultar as instituições e cursos participantes conveniados ao programa acesse http://siteprouni.mec.gov.br/.
No ato da inscrição, o estudante teve a possibilidade de escolher até duas opções de curso e de instituição.
Nesta edição do ProUni, haverá apenas uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados.
No dia 22 de janeiro foi divulgada a primeira chamada no próprio endereço eletrônico do ProUni. Entre os dias 23 e 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado deverá comparecer impreterivelmente à instituição de ensino desejada para apresentar a documentação necessária e efetuar a matrícula.
A segunda chamada está prevista para o dia 7 de fevereiro. Os candidatos terão até o dia 15 de fevereiro para efetuarem a matrícula.
Acesse: http://siteprouni.mec.gov.br/.
Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.